quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Suplemento Alimentar, qual comprar?

Dica de como escolher seu suplemento corretamente.

"Meu amigo esta tomando o suplemento X. Ele é bom? Faz efeito? Para que serve?"

Estão são algumas das perguntas mais frequentes dentro de uma sala de musculação e normalmente acontecem nessa mesma ordem.
A maioria dos suplementos alimentares são adquiridos por indicação de alguém (certamente um amigo). Entretanto, a pessoa ao adquirir o produto desta forma, não obtém êxito, pois muitas vezes o suplemento não condiz nem com os exercícios realizados na musculação e/ou esporte praticado, muito menos com o objetivo idealizado. Gasta-se tempo e dinheiro e o retorno é apenas o fracasso e a decepção.
A idéia fixa de que aquele produto "NÃO FUNCIONA" domina o pensamento, eliminando de pronto qualquer possibilidade de explicação técnica do porquê aquilo aconteceu.
A grande questão é : QUAL O MELHOR SUPLEMENTO INDICADO PARA MIM? Para respondê-la , algum tempo (na maioria dos casos muito tempo) e paciência serão demandados pois será necessário passar alguns minutos (ou até mesmo horas) na frente do PC, correndo o risco de continuar sem a tão desejada resposta.
Por este motivo seguem 3 dicas para otmizar sua busca e escolher o supelemnto pelo qual você procura.

Dica 1 - Atenção quanto aos RANKINGS disponibilizados na página inicial de muitos sites de suplementação! A maioria utiliza como critério para classificação dos produtos apenas a quantidade de venda de cada um e não a qualidade do suplemento!


Dica 2 - Atenção também quanto aos rótulos, ou melhor, à DOSAGEM x CONCENTRAÇÃO!!! Consumidores desatentos cometem sérios enganos em relação à este ponto pois não verificam a quantidade que precisa ser ingerida do produto para alcançar a concentração escrita, em letras garrafais, na embalagem.
Exemplo clássico: Whey Protein - O rótulo indica 50g de proteína! Entretanto, para alcançar tal mensuração, são necessários 2 (dois) "scoops" do produto! Ou seja, cada medida contém apenas 25g de proteína, fazendo com que a vantagem em comprar o suplemento em questão passe a não ser mais tão interessante.

Dica 3 - Quanto aos INGREDIENTES! Já é mais do que sabido que há uma obrigatoriedade dessa especificação na embalagem, seja o produto nacional ou não. No caso dos importados, indico a pesquisa dos componentes no site do laboratório, pois a tradução do rótulo, exigida pela ANVISA, muitas vezes não condiz com o original.
É útil saber, todavia, o critério utilizado, pela nossa agência reguladora, no ordenamento dos ingredientes mencionados na rotulagem por ela exigida. Faz-se por ordem decrescente de quantidade, ou seja, o primeiro item é o que se apresenta em maior concentração no produto e, o último, em menor.
Assim, caso o indivíduo objetive, por exemplo, o aumento do volume muscular, sua busca deverá focar em  achar creatina como o primeiro componente. Já para aquele que procura por produtos que forneçam disposição para exercitar-se (estimulantes), a cafeína, bem como a sinefrina, serão elementos-alvo para sua busca, desde que se apresentem em primeiro lugar.
Desta forma, acredito ter tornado mais fácil a escolha do "blend" ideal para um pré-"workout".


Busquem sempre por suplementos alimentares de qualidade, verificando sua procedência e a idoneidade do laboratório. Certamente, assim, vocês irão acertar na escolha do seu suplemento.

Abs,

Marcel Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário