quinta-feira, 11 de agosto de 2011

EVOLUÇÃO?

Importante seria pensarmos o porquê que muitas vezes encontramos dificuldade em nos manter dentro de determinada faixa de peso corpóreo, ou ainda, o porquê que determinadas doenças crônico-degenerativas surgem com cada vez mais frequência... Dentre as várias respostas que caberiam a essa ponderação, sobrelevo a importância de entender-se a origem de nossa espécie - homo sapiens. 

Não seria nenhuma novidade colocar o fato de que a rotina e os custumes de nossos antepassados se diferenciam, e muito, dos hábitos das sociedades contemporâneas. Entretanto, teoricamente, nosso genótipo continua o mesmo! Isto significa que nosso metabolismo, que fora "projetado" e "programado" para uma determinada alimentação associada a um determinado gasto calórico diário, encontra-se totalmente desequilibrado em função das mudanças de rotina geradas, por nós mesmos, ao longo dos milhares de anos da "evolução" da espécie humana.

Antes, nossa máquina era acostumada a caçar, a literalmente lutar pelo próprio alimento, a fugir de predadores - DIARIAMENTE! E contava com um banquete que consistia basicamente em carnes, tubérculos e folhas. Atualmente, esta mesma máquina liga para o supermercado, ou ainda, entra em contato com o mesmo através da internet, solicitando seu banquete, sobre o qual considero não ser tão necessária a especificação. Basta lembrar a sua alimentação (ou mesmo a de um amigo) de hoje e/ou do final de semana passado. A demanda de atividade física de nosso atual habitat diminui progressivamente!!! Geladeira, freezer, carros, carrinhos, escadas rolantes, controle-remoto (para tudo!), serviços de delivery, ... A lei é a do MENOR esforço! A prática DIÁRIA de atividade física (qualquer que seja ela) é rara! Não faz mais parte da rotina, como escovar os dentes, por exemplo.

No entanto é de extrema importância que se entenda não apenas os benefícios, mas principalmente a NECESSIDADE que nosso corpo tem de uma ALIMENTAÇÃO ADEQUADA e, no mesmo patamar de importância, de ATIVIDADE FÍSICA DIÁRIA!

É este o intuito do Muscle and Runners - o compartilhamento de informações básicas e fundamentais para uma vida saudável e com qualidade!

Um grande abraço!

Marcel Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário